A franquia japonesa de jogos para celular Granblue Fantasy é gigante: além dos famosos gacha, tem anime, mangá e o jogo de luta Granblue Fantasy Versus, hoje com sua segunda versão chamada Rising.Oito anos separam o primeiro teaser para o lançamento de Granblue Fantasy Versus Relink. Com tanto tempo de desenvolvimento, a possibilidade do jogo sair datado, seja em gráficos, música e tudo o mais era muito grande – porém não é isso que acontece.Granblue Fantasy Relink é um action JRPG sólido, com muito do que faz o gênero ser chamativo para o público, com história que vai crescendo durante o gameplay e que vai te envolver durante todo o processo – desde que você compre a ideia do jogo.
A primeira coisa a se falar de Granblue Fantasy Relink é o quanto ele é bonito. O gráfico do jogo não chega a ser impressionante, mas ele é extremamente bonito, mesmo reduzindo os gráficos para evitar problemas de performance, os gráficos se mantiveram muito bons, sem serrilhados ou mudanças drásticas que prejudicassem a experiência: pelo contrário, mesmo com a qualidade "reduzida", não senti muita diferença da versão de PS4, por exemplo (versão que joguei a demo).
Como falei, o que mais me ganhou em Granblue Fantasy com certeza foi o Game Design como um todo, seja pelo character design, músicas, gameplay (tanto o Versus quanto o Relink). A sensação de "coisa nova" e familiaridade sempre foram constantes durante o gameplay do Relink: era tudo novo pra mim, mas parecia que eu já tinha visto tudo antes. Não como uma sensação negativa, um deja vu que torna o jogo genérico, mas sim a sensação de familiaridade, quase nostalgia.
Por mais que a franquia seja nova, foi impossível eu não me sentir dentro de animes como Slayers, Guerreiras Mágicas de Rayearth ou similares, dado ao estilo adotado, somado a ambientação que não é uma fantasia medieval padrão, mas também não é uma mistura com alta tecnologia. Tudo é muito único, mas ao mesmo tempo, familiar - e isso é ótimo.
A história base de Relink não é um primor, no entanto: talvez por ser a porta de entrada da franquia para várias pessoas, a história abordada em Relink é bem básica, mas também competente: caso você não conheça a franquia, o jogo traz muitos arquivos de "o que aconteceu até aqui", que ajuda a contextualizar o momento do jogo - mas caso você queira apenas jogar a história central, como eu, poderá aproveitar também sem problemas: ela funciona bem sem que você conheça a fundo a história de Granblue Fantasy, mas como todo jogo de franquia com um universo vasto, conhecer mais dele te ajuda a aproveitar ainda mais a jornada.
O combate de Granblue Fantasy Relink também é muito competente: a gameplay flui sem maiores problemas e, apesar de não ser da mesma empresa que fez a versão Fighting game, os combos fluem muito bem: você pode "locar" em um oponente específico e fazer combinações de ataques normais e especias: uma das coisas mais divertidas é quando você pode fazer uma espécie de "Super Especial": um ataque com uma animação muito legal: o que é divertido nisso é quando todos os seus companheiros (que te acompanham nas lutas, mas não são controlados por você) também tem acesso aos seus supers, porque todos se juntam para fazer um ataque ainda maior, que dependendo da ordem que ele é feito, tem acessos distintos.
Infelizmente, diferente do preço quando o jogo saiu, atualmente ele está bem mais salgado, mesmo no PC: nesse caso, eu recomendo que você pegue o jogo numa promoção, que vira e mexe tem uns descontos consideráveis: a experiência valerá a pena!
Lançamento: 01/02/2024
Desenvolvedor: Cygames, Inc.
Distribuidor: Cygames, Inc., Nuuvem
Gênero: Action RPG
Plataformas: PC, Playstation 4, Playstation 5